Falando de "moda universitária", vai uma lembrança minha com amigas queridas de Unesp
Beleza de juventude sem preocupação com moda
(vocês me acham aí na foto?)
Beleza de juventude sem preocupação com moda
(vocês me acham aí na foto?)
Minhas alunas de jornalismo tinham uma matéria para fazer sobre moda universitária (trabalho de outra disciplina) e realizaram uma entrevista comigo. Como na matéria delas só ia um trechinho, pois havia pluralidade de fontes (corretíssimo em jornalismo), pedi autorização delas para colocar a entrevista completa aqui no blog. Aí vai.
Há influência do seu curso no modo de se vestir?
Os cursos influenciam um pouco: o pessoal de Direito se veste de forma social; da Comunicação, é mais despojado. Mas acho que os estilos pessoais prevalecem. E, de certa forma, é comum que a pessoa acabe se identificando com um curso universitário compatível com seu estilo.
Você acha que há necessidade de se vestir de acordo com sua profissão no ambiente acadêmico? Por quê?
No ambiente acadêmico, não vejo problema em se vestir como estudante! O que pode significar, por um lado, um estilo mais esportivo (jeans, tênis...), ou, por outro, respeito ao estilo próprio, de acordo com a personalidade do jovem (mais rocker, hippie ou romântico, por exemplo). Alguns cursos, no entanto, pedem uma certa formalidade, como no caso do Direito. A área de saúde utiliza o branco por questões de higiene. No mais, vale o bom-senso. Dependendo do caso, fica até um pouco pedante mudar o modo de se vestir porque entrou em uma faculdade.
Acredita que a moda de uniforme para identificação de cada curso daria certo aqui no Brasil?
Acho que seria muito chato ter uniforme para identificar o curso! Eu odiava as camisetas de uniformes escolares! O jeito de se vestir é um modo de trabalhar a própria identidade, o que é especialmente importante na juventude. A vida já impõe tantos enquadramentos, tomara que isso não chegue à moda universitária. Por outro lado, é bacana quando a turma, por decisão conjunta, decide fazer um moletom com o nome do curso, por exemplo.
Você acha que muitos universitários extrapolam na maneira de vestir?
Quanto ao perigo de “extrapolar”, vale o bom-senso. Na minha opinião, não há problema em usar shorts, já que vivemos num clima quente. Mas também não precisa ser quase um biquíni, rss... Afinal, está em uma universidade, não em uma praia.
Na sua opinião, a maneira de uma pessoa se vestir pode ser influenciável?
Uma pessoa pode, sim, deixar-se influenciar pelo modo de se vestir do seu grupo. Até por uma questão de identificação, por querer pertencer a um determinado grupo social. Mas isso depende do grau de autonomia de cada um em relação à sua própria identidade. Acho muito bacana quando a identidade pessoal prevalece em relação ao estilo grupal.
Você poderia nos dar uma dica, como se vestir na faculdade, no dia a dia, no ambiente de trabalho?
O legal é a pessoa conciliar personalidade com bom-senso. Dá para inovar, manter a identidade, respeitando certos limites (nada excessivamente curto, muito decotado, muito transparente, coisas que, em vez de realçar a beleza, vulgarizam o look). No dia a dia, acessórios e detalhes podem incrementar a produção básica e ajudar a compor um visual mais personalizado. Lenços, colares, cintos, pulseiras são grandes aliados da feminilidade. Na faculdade e no trabalho, é importante respeitar as normas do ambiente. As empresas podem solicitar, por exemplo, que o traje seja social ou que haja cuidado com o comprimento das saias, é um direito do empregador. Também é importante pensar no conforto. Eu, por exemplo, que, além de dar aulas, tenho outro trabalho, vivo na correria e dirijo, prefiro os sapatos baixos. Já tive minha fase de tênis; atualmente, prefiro as sapatilhas: elas são a prova de que não é preciso salto alto para manter a feminilidade! Adoro sandálias baixas, coloridas e estilosas.
Entrevista por: Mariana Vasconcelos, Ana Lívia Zanata e Lauriane Galvão
Fonte: Érika de Moraes, jornalista, professora universitária e blogueira
Muito obrigado pela entrevista Erika, pelas dicas!!! E adorei a foto!!rsrsrsrs =D
ResponderExcluirbeijos